terça-feira, 22 de maio de 2012

Transformação


Lendo alguns blogs e revistas sempre vejo relatos das pessoas explicando o porquê que começaram a correr... Uns dizem que foram influenciados por amigos, outros por saúde... enfim, diversos motivos. O meu é claro e objetivo, comecei porque queria emagrecer, estava gordo demais, preguiçoso, vivia doente, não rendia no trabalho, entre outras coisas que o sedentarismo proporciona na vida da gente.

Folheando a revista O2 de janeiro deste ano, que ganhei no kit da Corrida Explore, li um texto do Zé Lúcio Cardim que tinha o título “TRANSFORMAÇÃO: Não espere que a corrida mude sua vida. Mude você pela corrida!”. Sempre li também naqueles blogs e revistas que citei acima, pessoas dizendo que a corrida mudou suas vidas, que hoje são pessoas mais saudáveis e que, de alguma forma, não sabem exatamente o porque de estarem correndo, o porque de acordar um domingo de madrugada pra participar de uma prova em outra cidade.

O que o Zé Lúcio disse é a mais pura verdade. A corrida, como ele diz, “...estará sempre por ali, esperando que alguém comece a alternar os passos cada vez mais rápido...”. Ao começar a correr, as pessoas nem imaginam que o simples fato de colocar um tênis e começar a trotar devagarzinho é uma puta mudança. Começam, como eu, correndo 1 minuto sofrendo com dores a semana inteira, até que um mês depois consegue correr 10 minutos sem parar e quando dão por si já estão correndo uma prova de 10k.

No dia 15 de agosto de 2011, quando comecei meu regime, nem imaginava que hoje estaria pensando em correr uma prova de 10k com o objetivo de fazer isso em menos de 1 hora. Correr, qualquer distância que fosse, era um martírio, doía até as pontas do cabelo no dia seguinte. Hoje me sinto muito bem de saúde, conheci pessoas que fizeram o mesmo que eu ou semelhante e tenho o apoio incondicional das pessoas próximas, como minha namorada (que vocês já conhecem aqui do blog), o Isporádico (amigo de longa data), minha mãe e meu pai. Aliás, consegui cativar até meu pai, que mora a 1500 km daqui a correr. Hoje mesmo estava me contando que iria participar de uma prova em Santo Antônio do Leverger-MT. Parabéns pai pela força de vontade, tomara que dê certo de vir correr uma corrida comigo aqui em Pira.

Antes e depois
Se eu contar pode parecer mentira, por isso coloquei essa foto acima. Mas ao longo desses 9 meses e pouquinho que comecei a correr perdi consideráveis 30 kg. Sim, 30 kg! É quilo, desculpem o palavreado, pra caralho! Com conhecimento de causa, sei que a maioria dos gordinhos, por mais que sejam felizes, sempre tentam esconder sua insatisfação com o corpo. Comigo não era diferente. Até pouquíssimo tempo atrás tinha isso comigo, mas aos poucos vou aceitando o passado e aprendendo a viver melhor daqui pra frente... Sem nunca deixar de lembrar que não foi a corrida que mudou a minha vida, mas eu que mudei por ela!

Boa noite a todos e bons treinos!

8 comentários:

  1. Olá Paulo,

    parabéns pela superação e pela força de vontade. Minha história na corrida é mais ou menos assim tbm. Fiz minha primeira prova pesando 113 Kg...agora estou com uns 20 a menos. Muito legal o seu blog...passei por aqui devido a indicação do Osmir. Curti o calendário.

    Abraço,

    Alan Nardi
    alanrunning.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Alan, tudo bem??

    Obrigado pela visita aqui no blog! Pois é, conheci o seu Osmir primeiro pela internet e final de semana passado o conheci pessoalmente em Americana. Muito gente boa!
    Parabéns para você também que conseguiu esse feito de perder 20 kg, é bem difícil, entendo bem isso, rsrs!
    Vou tentar manter o calendário o mais atualizado possível, sempre que puder darei uma pesquisada para colocar novas corridas.
    Colocarei o seu blog nos meus favoritos, muito legal a maneira como escreve!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Oi Prudence! Que legal esse seu post sobre sua transformação, é um exemplo mesmo para quem precisa se dedicar mais e saber que isso é possível, eu sempre vejo em revistas pessoas que conseguiram mudar tanto assim o peso e tb o estilo de vida, mas tê-lo como amigo e ver isso pessoalmente me dá muito mais coragem de acreditar que eu tb consigo. Um grande abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Sara! O que eu consegui qualquer pessoa é capaz de fazer... Eu me sentia igual a você... também sempre via histórias de sucesso, mas sempre pareciam tão distantes...

      O meu conselho, que pode até parecer batido, é que devemos acreditar em nós mesmos, dificilmente outra pessoa fará isso melhor que você.

      Espero que dê tudo certo e que alcance seus objetivos!

      Bjs

      Excluir
  4. Prudence estou reenviando seu Blog para muitos amigos
    Melhor exemplo que esse não existe.

    abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pôxa seu Osmir, muito obrigado pela força! Não se esqueça que o senhor é uma fonte de inspiração também! Um grande exemplo! Estou muito feliz de ter conhecido o sr e espero correr muitas provas ao seu lado!

      Um abraço!

      Excluir
  5. Paulinho, Prudence, amore...
    fico muuuito feliz em ver que você está conseguindo atingir esse objetivo. A parte mais difícil já passou, ficou para trás, já te disse outro dia. É muito legal ver que você superou isso, que encontrou algo que te faz feliz, que faz bem para o seu corpo e principalmente pra alma.

    Gosto muito quando posso estar nas corridas pra te assistir, com a câmera fotográfica esperando você chegar, mesmo quando as provas acontecem em pleno domingo às 8:30 da manhã, ou quando acontecem em outra cidade, e nós madrugamos pra chegar no local rsrs!!

    É muito legal ver você todo empolgado e poder fazer parte disso também, mesmo quando não posso ir pra assistir..saiba que eu estou com você nesses momentos também.

    Te amo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amorzão!! Valeu pelas palavras e pelo incentivo incondicional! Você com certeza é uma das pessoas mais importantes no meu crescimento nas corridas, sempre lá pra junto, tirando fotos e empolgada junto comigo! Obrigado! Amo você!!

      Excluir